Após a eliminação da Copa do Brasil, Flamengo pode passar 2018 sem títulos
Segundo elenco mais caro do Brasil não garante bons resultados aos rubro negros, que caminham para uma temporada decepcionante.
- atualizadoPor Nilo Almeida
O Flamengo perdeu o duelo por uma vaga na final da Copa do Brasil de 2018 diante do Corinthians. A queda nas semifinais deixa os rubro-negros na iminência de ficar mais um ano sem títulos, a despeito do alto custo do elenco que está à disposição de Maurício Barbieri.
A soma dos valores de todos os titulares do Corinthians que eliminou o Flamengo não supera o investimento de cerca de 43 milhões de reais feito pelo time carioca pelo atacante Vitinho, que veio do futebol russo para suprir a ausência de Vinícius Júnior, vendido ao Real Madrid por 164 milhões de reais.
Segundo transfermarket.pt - site especializado em transferências e valores do mercado do futebol - o Flamengo tem o segundo elenco mais valioso do Brasil, orçado em 76,2 milhões de euros. Esse valor só não supera os 77 milhões de euros em que está orçado o elenco do Palmeiras.
A disponibilidade de recursos financeiros de ambos os clubes se traduz em estrutura e opções para que seus treinadores escalem suas equipes ao longo da temporada, mas não tem sido suficiente para que estes clubes atinjam seus objetivos.
A situação dos rubro negros é ainda pior, fora não só da Libertadores quanto da Copa do Brasil, depois de não figurar na decisão do Campeonato Carioca, disputado contra rivais locais cuja situação financeira é completamente oposta à abundância de recursos do Flamengo.
A quarta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro ainda permite aos rubro negros sonhar com o título nacional, que não é conquistado desde 2009. Há duas temporadas o Flamengo esteve na briga pelas primeiras posições ao longo da competição, mas o “cheirinho” que a torcida sentia na ocasião era de vexame, não de título.
O empate com o América MG (26/08), a derrota para o Ceará em casa (02/09), a derrota no confronto direto contra o Internacional (05/09) e o empate com o Vasco (15/09) evidenciam a queda de rendimento do time após a parada para a Copa do Mundo, enquanto Inter, São Paulo e Palmeiras vivem fases mais regulares.
A sequência recente de resultados não é animadora, e com mais uma eliminação, o clima de crise que pairava sobre a Gávea está estabelecido. Com poucos gols, um meio campo inoperante e uma defesa que passou a falhar com mais regularidade o Flamengo aposta agora todas as suas fichas no Campeonato Brasileiro.