Times brasileiros da Série A e da Série B no PES 2020
Além de anunciar os times brasileiros, a Konami fechou patrocínio e parcerias com o Vasco
- atualizadoNos últimos anos, a Konami, produtora do game de futebol PES, tem investido bastante no mercado brasileiro, um dos principais da franquia adversária, o FIFA, da EA Sports. O intuito é claro; melhorar as vendas no Brasil! E isso será potencializado na próxima edição, o PES 2020. A Konami divulgou nesta semana que a Série B do Brasileirão estará presente no jogo. Nas últimas edições, a primeira divisão já fazia parte.
Com isso, o PES 2020 terá toda a Série A e Série B do Campeonato Brasileiro licenciadas. Sendo assim, o game da empresa asiática terá 40 times brasileiros, sendo todos das duas principais divisões nacionais. PES 2020 será lançado no dia 20 de setembro, para as seguintes plataformas: Playstation 4, XBOX One e computadores (PC).
Leia Também - Futebol Brasileiro em baixa no FIFA 19
Confira os times brasileiros que estarão no próximo Pro Evolution Soccer (PES)!
Brasileirão Série A
Athletico-PR
Atlético-MG*
Avaí
Bahia
Botafogo
Ceará
Chapecoense
Corinthians*
Cruzeiro
CSA
Flamengo*
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Grêmio
Internacional
Palmeiras*
Santos
São Paulo*
Vasco da Gama*
Brasileirão Série B
América-MG
Atlético-GO
Botafogo-SP
Bragantino
Brasil de Pelotas
Coritiba
CRB
Criciúma
Cuiabá
Figueirense
Guarani
Londrina
Oeste
Operário-PR
Paraná Clube
Ponte Preta
São Bento
Sport Recife*
Vila Nova
Vitória
OBS.; *Clubes com contrato de exclusividade com a Konami, para aparecer no PES 2020. Geralmente, esses clubes possuem o estádio da vida real no jogo, além de mais faces reais dos jogadores e todos os atletas licenciados.
Vale lembrar que a Konami precisa negociar jogador por jogador quanto ao direito de imagem. Isso é necessário para que o jogo possa colocar o atleta no game com seu nome e face reais. A burocracia no Brasil é maior pois ainda não existe um sindicato dos atletas que os junte em uma única negociação. Essa situação faz com que o rival do PES, o FIFA, tenha apenas alguns clubes brasileiros no jogo e nenhum atleta com nome ou face verídica. A EA Sports perdeu no passado vários processos por direito de imagem e, por isso, “abandonou” o Brasileirão.
Contratos de exclusividade e patrocínios
Nesta nova edição de PES, o Atlético-MG e o Sport são os mais novos parceiros do videogame. Sendo este segundo o único com contrato de exclusividade dentre os times da Série B. Além deles, Flamengo, Palmeiras, Vasco e São Paulo já tinham esse tipo de documento alinhado com a Konami, produtora japonesa do game.
O time carioca Vasco da Gama aumentou o seu contrato de exclusividade e estreitou laços com o Pro Evolution Soccer. Na nova versão, o Estádio São Januário terá detalhes só vistos no jogo, e o clube fechou com a franquia como patrocinador do clube. Inclusive, o meia vascaíno Andrey esteve na apresentação do jogo aqui no Brasil como representante da instituição. O cruzmaltino fechou um contrato de três anos com a Konami e agora pretende investir pesado no E-games (esportes eletrônicos).
Nas próximas semanas, será divulgadas novas novidades do PES 2020. Ex-jogadores estarão disponíveis como técnico no Modo Carreira, como Zico e Maradona, e mais lendas e novos estádios para o game também devem ser anunciados nos próximos dias.
E aí, torcedor! Qual o seu game de futebol preferido? PES ou FIFA? Deixe seu comentário!