Soccer Power Index aponta Inter campeão e Vasco rebaixado
Estatística voltada para apostadores utiliza método desenvolvido pela ESPN e crava: gaúchos campeões e cariocas na Série B.
- atualizadoPor Nilo Almeida
O Soccer Power Index (SPI) é um método de análise desenvolvido pela ESPN em 2009, e fornece um índice de desempenho detalhado de clubes de diversas ligas do futebol mundial. Os clubes são ranqueados dentro de suas ligas conforme seu SPI, índice a partir do qual são feitas diversas projeções para o fim da temporada.
O SPI indica a probabilidade em pontos percentuais de cada clube vencer o campeonato e de ser rebaixado, considerando o desempenho de cada equipe a cada rodada. A cada semana uma tabela é publicada classificando os clubes conforme seu SPI - um coeficiente de sua competitividade - que avalia seu “poder” dentro da competição.
Os clubes recebem classificações defensivas e ofensivas, definidas através de suas médias de vitórias, empates, derrotas, saldo de gols e pontos conquistados na temporada em curso. As classificações ofensivas e defensivas dos jogadores também são definidas e o cruzamento dos dados de desempenho coletivo e individual do plantel resulta no “rating” final.
A tabela atualizada em 17 de setembro, após o término da 25ª rodada da Série A do Brasileirão, aponta os colorados do Internacional (SPI 63,4) como campeões nacionais em 2018, com a probabilidade de 38% de terminar o certame no topo da tabela, superando os 28% de chances do São Paulo (SPI 63,4) e os 26% de seu rival Palmeiras (SPI 68,5).
Grêmio com 7%, Flamengo com 5% e Atlético MG com apenas 1% de probabilidade de título completam a lista de equipes com chances de vencer a Série A do Brasileirão nesse ano. Todas as demais equipes são apontadas com menos 1% de chance de ocupar a primeira colocação ao fim da 38ª rodada.
Dentre os clubes com maior risco de rebaixamento, ao fim de 25 rodadas, Ceará com 41% de probabilidade, Vasco com 46%, Sport com 77% e Paraná Clube com 99% são apontados como os quatro que irão disputar a segunda divisão em 2019. Clique aqui para conferir a tabela completa do Soccer Power Index.