Marta quebrou recordes com o maior número de gols pela seleção brasileira. A camisa 10 é a maior artilheira mundial da Copa do Mundo de Futebol

Marta começou a jogar futebol em times formados por meninos na sua cidade, Dois Riachos, no interior de Alagoas. Apesar das dificuldades e de ser proibida de jogar torneios por ser "muito boa", ela logo se destacou e passou a fazer parte das categorias de base do CSA. Com 14 anos, viajou para o Rio de Janeiro para jogar pelo Vasco, clube onde se profissionalizou.

Com o fim do time carioca na modalidade, a jogadora passou dois anos no Santa Cruz, equipe de Belo Horizonte. Com o destaque obtido na Copa do Mundo de 2003, Marta iniciou sua carreira fora do país pelo Umea, time sueco. 

Marta se destacou tanto que se tornou  a maior artilheira das seleções feminina e masculina sendo a primeira futebolista, nos dois gêneros, a marcar em cinco edições de copas do mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019).  De acordo com o portal oGol, especializado em estatísticas de futebol, a camisa 10 já anotou 291 gols em 467 jogos em sua longa carreira, contando os números por clubes e seleção. 

A atleta conquistou duas medalhas de ouro em Pan-Americanos (2003 e 2007), duas medalhas de prata em Olimpíadas (2004 e 2008). Em Copas do Mundo, Marta esteve na equipe que fez história em 2007, ficando com o vice-campeonato, o melhor desempenho da história. A atacante  tem seis bolas de ouro, sendo a maior vencedora do prêmio da Fifa - ela foi eleita em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. O único jogador com marca igual a da camisa 10 é Messi, que também foi eleito em seis oportunidades. Com isso, Marta atingiu recordes distantes de serem superados. 

Além disso, vale  ressaltar que até o ano de 2021 a craque ainda não tinha o total de gols da carreira contabilizados, isso fez com que nomes como Neymar e Pelé ficassem à frente da artilheira.

De acordo com a CBF, a demora seria por conta da falta de registros do início da carreira da jogadora com a camisa amarela.

Atualmente Marta atua como meia no Orlando Pride, jogando pelo time estadunidense desde 2017, a brasileira disputou  84 partidas e marcou 27 gols. Este ano a craque também se prepara para jogar  mais uma copa do mundo podendo assim atualizar o número de gols pela seleção. 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram