O ganhador da Champions League da UEFA vai receber um prêmio cumulativo da fase de grupos

A Champions League da UEFA (Liga dos Campeões da UEFA) é o campeonato mais famoso atualmente no universo dos esportes. Os times participantes são de países da Europa e vêm de todos os cantos do continente. Neste artigo, você vai saber tudo sobre a premiação da Champions, como funciona, os últimos ganhadores e as premiações individuais que também ocorrem no campeonato.

A Champions League é um campeonato bastante tradicional. Para se ter uma ideia, em 2023 a Liga está em sua 68ª edição. Existe uma sensação de prestígio ao participar do campeonato, por sua tradição no continente europeu e, também, porque participar já significa que um time venceu: disputar com outros times de alto calibre, sabendo que existe prêmio em dinheiro desde a primeira fase de grupos.

Taça

A taça que o time vencedor leva para casa foi apelidado como “orelhuda” - devido ao formato de suas alças, que lembram orelhas. A partir da temporada de 2008/2009, com a fama do campeonato cada vez maior e a taça, cada vez mais cobiçada, a UEFA - União das Federações Europeias de Futebol (Union of European Football Association), decidiu que o time vencedor da Liga passaria a receber uma réplica da “orelhuda”, enquanto a taça original continuaria em poder da UEFA.

O troféu do campeonato é todo feito em prata e pesa mais de 8kg. A “orelhuda” foi criada em 1956 pelo joalheiro suíço Jorg Stadelmann; em 1967, o troféu teve o design modificado. A UEFA autorizou, então, que o vencedor da temporada, o Real Madrid, ficasse com a taça original.

A honra de ter se tornado campeão da Champions já foi experimentada por diversos times europeus, sendo o Real Madrid o que mais chamou a taça de sua: foi campeão 14 vezes; seguido pelo Milan, com 7 vitórias; o Liverpool, com 6 vitórias; e o Bayern de Munique, também com 6 vitórias.

Premiação  

A premiação da Champions é a maior, em valor, de todos os campeonatos de futebol. E o melhor: os valores podem aumentar de acordo com o aproveitamento do time e acumular ao longo da fase de grupos.

A UEFA também premia jogadores de futebol e treinadores que desempenharam papel exemplar nos torneios que a Associação organiza, proporcionando o reconhecimento dos profissionais que fazem com que as competições sejam ainda mais prestigiosas.

Na temporada de 2021/22, por exemplo, o jogador escolhido pela UEFA como o melhor da temporada foi Karim Benzema, do Real Madrid.

Temporada 2022/23

A temporada atual do torneio teve início em 21 de junho de 2022 e se estende até 10 de junho de 2023. A final será sediada em Istambul, no Atatürk Olympic Stadium. Esse é o mesmo estádio em que o Liverpool derrotou o Milan nos pênaltis na temporada de 2005 da Champions.

O grande vencedor da Champions 2022/2023 com 100% de aproveitamento vai levar para casa cerca de 81 milhões de euros.

VEJA TAMBÉM: Confira as diferenças entre o Brasileirão e o Campeonato Brasileiro

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram