As duas organizações fazem parte das chamadas AMMs, ou Artes Marciais Mistas, mas se diferenciam em aspectos cruciais

O UFC (Ultimate Fighting Championship) e o Bellator são duas organizações que mudaram o formato de luta livre e, também, como percebemos essa modalidade: a do MMA (Mixed Martial Arts), ou Artes Marciais Mistas. O UFC é a mais antiga das duas organizações, tendo sido criado em 1993. Já o Bellator surgiu há 16 anos, em 2008.

A ideia, com a criação do UFC, era misturar diferentes estilos de luta marcial em um esporte só. E tem funcionado. Desde o UFC1, em 1993, o evento é transmitido ao vivo na TV e atinge um público que cresce constantemente. Em 2023, foi encerrado o contrato do UFC com as Organizações Globo, onde eram transmitidas as lutas no Canal Combate. Agora, as lutas passaram a ser transmitidas em um serviço de streaming próprio da modalidade: o Fight Pass, além de também ter transmissão na TV Band.

A história do UFC passa pela grande visibilidade adquirida por meio da transmissão ao vivo das lutas. Desde o início, essa característica marcou o esporte: o UFC é um evento que angaria um grande público entusiasta, além da audiência que acompanha de casa.

Bellator versus UFC

Desde a sua criação, o Bellator é o principal rival do UFC. No entanto, existem diferenças entre as duas organizações. A começar pelo ringue. No Bellator, o ringue é circular, enquanto que no UFC é em formato octagonal. No UFC, os atletas lutam com peças de roupa oficiais da organização, enquanto que no Bellator, não existe uma padronização dessas peças.

No início, o Bellator tinha o formato de torneios de eliminação única com intervalo de 1 mês entre o round de abertura, as semifinais e a final. Até hoje, a rodada final é formada por 3 rounds de 5 minutos cada. Nos combates valendo cinturão do UFC, a duração das lutas é de, no máximo, 25 minutos, distribuídos em 5 assaltos de 5 minutos.

1° e 2° lugar

O UFC é a organização mais lucrativa de MMA, estando em uma posição acima do Bellator em termos de lucratividade e da quantia que consegue pagar para os seus atletas vencedores. Esse é um dos motivos que fazem com que, em um ranking de prestígio, o UFC saia como vencedor, com o Bellator logo atrás, no segundo lugar.

Outra diferença importante e que modifica a configuração das lutas em cada uma das organizações é a divisão de pesos. No UFC, existem 12 divisões: 8 masculinas e 4 femininas. No Bellator, há 9 categorias de divisão de pesos, sendo 7 masculinas e 2 femininas.

Muitos lutadores aposentados do UFC, ou insatisfeitos com algum aspecto da organização, têm migrado para o Bellator. Além disso, o Bellator tem aumentado, aos poucos, a sua reputação como organização, tentando competir com o UFC na atração de atletas.

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram