Quando se trata de esportes, há alguns que se destacam como os mais apreciados: seja pelo senso de comunidade que criam; e até mesmo pelos benefícios físicos e mentais

esportes-mais-populares
Relação de materiais esportivos mais utilizados nos esportes poupalres / foto: Getty Images/Reprodução

Pertencemos a uma geração que está cada vez mais consciente da importância dos esportes para equilibrar nossas saúdes física e mental. Com isso, passamos a discutir mais o tema e prestar maior atenção às modalidades esportivas que antes não eram amplamente divulgadas ou conhecidas.

O esporte sempre foi parte integrante de nossas vidas, e não é segredo que alguns esportes têm um apelo global mais significativo que outros. E há sempre uma característica ímpar de cada um que o faz ser tão amado.

Apesar de tantos esportes existentes, no entanto, há oito que têm provado ser consistentemente favoritos pelos fãs em todo o mundo. Então, seu esporte favorito pertence a esse grupo de elite? Se sim, acompanhe este artigo, pois você está em boa companhia junto com milhões de outros que compartilham da sua paixão.

Os 8 Esportes mais Populares do Mundo

Os esportes mais populares do mundo são:

  1. Futebol: 4 bilhões de apreciadores
  2. Críquete: 3 bilhões de apreciadores
  3. Hóquei: 2 bilhões de apreciadores
  4. Tênis: 1 bilhão de apreciadores
  5. Voleibol: 900 milhões de apreciadores
  6. Rúgbi: 500 milhões de apreciadores
  7. Beisebol: 500 milhões de apreciadores
  8. Golfe: 400 milhões de apreciadores
Oitavo Lugar: Golfe

O Golfe percorreu um longo caminho desde sua criação no século XV. Hoje, ele se destaca como um dos oito esportes mais populares do mundo, com milhões de entusiastas. Estima-se que erca de 400 milhões de pessoas são admiradores desse desporto.

A admiração pelo golfe não se limita apenas à sua popularidade, mas também por sua elegância, sofisticação e precisão, com lances que desafiam os locais geográficos irrefulares onde é praticado ou mesmo contra forças da natureza, como os fortes ventos que deslocam a trajetória da bola 

É considerado um dos desportos mais caros, porque suas estruturas de competição, os campos, são montados em clubes extremamente exuberantes, que mantém um cuidado impecável com o gramado e toda a infraestrutura necessária para os eventos, além dos equipamentos que custam valores bem elevados.

Golfe
Golfe / foto: Getty Images
Sétimo Lugar: Beisebol

O Beisebol está em sétimo lugar e é, portanto, um dos esportes mais populares do planeta. Computa mais de 500 milhões de fãs. É amplamente praticado nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Cuba.

Beisebol
Beisebol / foto: Zsolt/Shutterstock

No beisebol, o caminho de um jogador determina quantos pontos são concedidos. Portanto, a equipe com mais corridas durante o jogo vence.

 

Créditos: Maragatos Beisebol/YouTube

Sexto Lugar: Rúgbi

O Rúgbi figura em sexto lugar na lista dos esportes mais prestigiados do mundo. Apesar de ser um dos esportes mais recente a ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos, ele já está estabelecido há mais de 200 anos.

O objetivo do Rúgbi é passar a bola o máximo de vezes possível pela linha do gol adversário. Dependendo da modalidade, o time vencedor é aquele que somar mais pontos após dois tempos de 40 minutos.

Devido ao abundante contato físico e choques mecânicos que ocorrem entre os jogadores, esta modalidade é considerada a mais violenta de todas.

Assim como o futebol americano, o Rúgbi é um esporte de contato com muitos desarmes. Os jogadores, contudo, usam equipamentos mínimos de proteção em comparação com os jogadores de Futebol Ameriacno, que usam muito acolchoamento e capacetes.

Rúgbi
Rúgbi / foto: Getty Images
 Quinto Lugar: Voleibol

O Voleibol é listado como o quinto esporte mais popular do mundo. Com treinos e jogos seja na quadra ou na areia, mais de 900 milhões de pessoas em todo o mundo praticam esse amado e competitivo esporte.

Atualmente, conforme ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), as equipes da Polônia, com 389 pontos, e da Itália, com 369 pontos, são nações mais fortes, nos dias de hoje, nesse desporto na divisão masculina; enquanto no feminino, os times da Sérvia e da Itália, respectivamente com 392 e 391 pontos dominam o cenário mundial.

Vôlei
Vôlei / foto: FIVB

O Vôlei de Praia, uma variação popular da modalidade esportiva Voleibol, é jogado na areia com dois participantes em cada equipe, ao contrário do Vôlei de quadra, que geralmente é disputado com seis atletas simultaneamente em cada equipe.

O Brasil é considerado uma grande potência esportiva no Voleibol, seja de jogos na praia; seja na quadra. São dois esportes em que os brasileiros frequentemente se destacam. No Vôlei de quadra, ocupamos o a terceira posição totalizando 381 pontos no ranking mundial da ranking no feminino; e, o quarto lugar com 361 pontos no masculino.

O Voleibol é popular na América e Europa, portanto, além de fazer sucesso aqui, também é muito relevante em nações como EUA, França, Itália, Polônia e Rússia.

Quarto Lugar: Tênis

Com a posição de um dos esportes mais apreciados do mundo, o Tênis vem em quarto lugar. Ressalta-se que as partidas também podem ser praticadas em duplas, mas é a modalidade individual a mais conhecida e estimada. Cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são apreciadores.

É frequentemente considerado o esporte individual mais popular do mundo. Ele é considerado altamente completo e precisa de muito treinamento físico, principalmente em termos de força de braço e agilidade. Esse é um dos esportes que mais exige esforço físico individual do jogador. 

Para marcar pontos, os jogadores de tênis de cada lado de uma rede estendida no centro da quadra tentam acertar a bola com uma raquete para que ela quique duas vezes no lado adversário.

Tênis
Tênis / foto: ESB/Shutterstock
Terceiro Lugar: Hóquei

Incrivelmente, o terceiro esporte mais popular do mundo é o Hóquei em campo. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo seguem o esporte, que tem mais de 3 milhões de atletas devidamente credenciados.

Embora o Hóquei no gelo seja particularmente popular no Canadá, Norte da Europa e Estados Unidos. O Hóquei em campo é principalmente preferido na Austrália e nos continentes africano e asiáticoO Hóquei em campo normalmente não envolve contato corporal na forma de disputas, como o Hóquei no gelo.

Hókei no Gelo
Hókei no Gelo / foto: West1

Trata-se de um esporte de equipe conduzido por dois times com seis jogadores cada - cinco na linha e um no gol -. Os tacos são usados pelos jogadores para conduzir um disco de borracha, fazer passes para os companheiros e lançar tiros à rede adversária na tentativa de convertê-los em pontos marcados por meio do gols.

Nesse esporte, é frequente as substituições entre os titulares e os reservas para marcar gols, e evitar, dessa forma, desgaste excessivo ou intercorrências desnecessárias entre os jogadores rivais em jogo.

Hókei
Hókei / foto: Getty Images
Segundo Lugar: Críquete

O inesperado Críquete ocupa a segunda posição dentre os esportes mais populares, com aproximadamente 3 bilhões de fãs apaixonados.

Críquete
Críquete / foto: SPJ2

O Reino Unido e várias de suas ex-colônias, principalmente Austrália e Índia, são os locais onde o jogo é mais popular.

Créditos: Cricretistas/Global News/YouTube

Primeiro Lugar: Futebol

Quando se trata do esporte mais popular do mundo, claramente estamos nos referindo ao Futebol. No Brasil, em particular, há uma paixão tão grande que tem uma forte conexão cultural com o esporte, tendo sido o país apelidado por "país do futebol".

Com um total estimado de 300.000 clubes oficiais registrados em todo o planeta e um número aproximado em 3 milhões de atletas praticantes, não é surpresa do porquê esse belo esporte seja amado tanto por crianças quanto por adultos.

De acordo com as estatísticas, o Futebol ostenta impressionantes quase quatro bilhões de torcedores ao redor do planeta.

Futebol
Futebol / foto: Wongsaphat/Getty Images

A Característica Única de Cada Esporte

A realidade é ser comum que cada nação tenha pelo menos um ou dois esportes com torcidas predomiantemente apaixonadas, um reflexo da sua história e da sua realidade social interna, mas a grande maioria, se não todas, proporcionarem uma considerável variedade de opções, dependendo de sua configuração social, preferências ou aspirações.

Qualquer esporte é uma maneira fantástica de fazer amigos e se divertir. Cada pessoa pode praticar o esporte apropriado para si mesmo. Não importa em que país você esteja, continue procurando, caso ainda não encontrou o seu, seja por meio de torciadas ou práticas livres, descontraídas. Você eventualmente encontrará algum que desenvolvera uma grande emoção ou paixão em você.

Faz -se necessário destacar que é fundamental incorporar o esporte em sua vida diária, porque beneficia seu corpo e sua mente. Além disso, promove a interação social e ajuda a afastar-se da conturbada rotina vivida pelas sociedades atualemente.

A prática de esportes promove benefícios como:

  • ajuda o combate à depressão e ao estresse;
  • beneficia a qualidade do sono;
  • melhora a memória;
  • promove condicionamento físico;
  • reduz os riscos de ser acometido por AVC, Diabetes  e Infarto;
  • dentre inúmeros outros...

Portanto, entregue-se ao esporte e desfrute dos seus ótimos momentos e bebfícios.

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram