O Golden State Warriors dominou a última década da NBA; conheça os pilares desse momento mais vencedor do time.

O campeão da NBA na temporada 2021/22 foi mais uma vez o Golden State Warriors. Nos últimos 10 anos, o time dos Warriors esteve presente em 6 finais e venceu 4 títulos, perdendo apenas para o Cleveland de LeBron James e os Raptors de Kawhi Leonard.

Com esse protagonismo da última década, algumas perguntas pairam na cabeça dos novos fãs do esporte: como os Warriors conseguiram esse tanto de títulos? Foi apenas com o draft?

Hoje o Campeonato Brasileiro decidiu trazer um pouco mais da história da dinastia do Golden State Warriors. Vem comigo para vermos os pilares desse momento do time.

O draft dos Splash Brothers

Splash Brothers
Curry, Thompson e Green no draft / foto: getty imagens e ESPN

O principal trio do time é formado por jogadores draftados pela equipe. Klay Thompson, Draymond Green e principalmente Stephen Curry compunham o trio que ficou conhecido com os Splash Brothers. 

Em 2009, o Golden State Warriors começou sua jornada selecionando Stephen Curry na 7° escolha daquele Draft. Klay Thompson chegou em 2011, na 11° posição. Já o principal pilar defensivo desse time, Draymond Green chegou no time em 2012 na 35° escolha. 

Essa foi a base do time que demorou dois anos, após estar completa, para conseguir chegar em uma NBA Finals. Principalmente com a chegada de Andre Iguodala, vindo do Philadelphia 76ers.

Splash Brothers + Poole
O mais novo Splash Brother, Jordan Poole com Curry e Thompson / foto: getty

O mais novo Splash Brother é o ala-armador Jordan Poole. Ele foi a 28° escolha do draft de 2019 e viveu uma série de transições entre a G-League e a NBA, principalmente com as contusões dos principais jogadores do time. 

Poole ainda esteve junto de Andrew Wiggins como coadjuvante da conquista do título em 2021/22.

O comandante

Focado em velocidade, principalmente na forma de criar as suas jogadas para arremessos, Steve Kerr chegou de forma avassaladora no comando do time. Foram 21 vitórias nos seus primeiros 23 jogos à frente dos Warriors.

Kerr e Curry
Curry em corversa com Steve Kerr, técnico dos Warriors / foto: Ezra Shaw

“Ele conhece demais o jogo, é um treinador muito inteligente. É capaz de fazer ajustes na quadra e faz isso o tempo todo. Trabalha duro, cria o melhor cenário para os jogadores e também foi um jogador inacreditável, então tem o pacote completo.” , afirmou Anderson Varejão sobre o comandante dos Warriors.

O treinador foi um dos discípulos de um dos maiores treinadores da liga, Gregg Popovich. O treinador diz “ter aprendido muito sobre o jogo, sobre as pessoas e a cultura.” Segundo Steve Kerr, “muito do que fazemos no Golden State Warriors hoje ele aprendeu com Pop.”.

Steve Kerr é, talvez, o principal pilar dessa dinastia do Golden State Warriors. Foi com ele que Stephen Curry e Klay Thompson potencializaram seu jogo e fizeram história na liga.

Os primeiros títulos e a rivalidade

Curry contra o LeBron James
Curry no ato de arremesso contra os Cavs de LeBron / foto: David Richard

O primeiro título veio em 2014/15 quando a equipe derrotou o Cleveland Cavaliers por 4 a 2 na série de 7 jogos. Esse confronto se repetiria pelos próximos 3 anos nas Finais da NBA, fortalecendo essa rivalidade entre as duas equipes.

LeBron James era o principal jogador do Cleveland Cavaliers na época e até conseguiu uma remontada enquanto estava perdendo por 3 a 1. Com essas três vitórias seguidas, LeBron e seus comandados venceram o título em 2015/16, sendo uma das maiores reviravoltas da história das finais e o único título do Cleveland nesse período de encontro entre as equipes.

Depois dessa derrota, os Warriors trouxeram um dos melhores jogadores da liga para o time, o ala Kevin Durant. Esse foi um dos motivos que permitiram que o time ganhasse os dois títulos seguintes, sendo o último com direito a uma varrida sobre os Cavs.

O último título

O último troféu conquistado pelos Splash Brothers foi em 2022/23, em cima do Boston Celtics. O time celta era o favorito no confronto, mas em 6 jogos, quem se deu melhor foram os Warriors. 

Os craques celtas chegaram a vencer dois dos três primeiros jogos da série, no entanto, o time composto por Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart perderam os últimos três jogos seguidos.

Título dos Warriors com Curry
Curry levantando seu título e o prêmio de MVP das Finais / foto: Twitter ESPN

Finalmente, após 6 NBA Finals em sua carreira, Stephen Curry recebeu o prêmio de MVP das finais. O armador foi o cestinha da partida em 5 das 6 partidas, tem uma atuação de mais de 40 pontos em um dos jogos.

Até o começo daquela temporada, o time de São Francisco estava empatado com o Chicago Bulls com 6 títulos. Com esse título, o Golden State Warriors se tornou o terceiro maior campeão da história da NBA, com 7 troféus da liga norte-americana.

 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram