A história da competição, vencedores e premiação; Saiba um pouco mais sobre a competição mais sustentável do Brasil.

Em 2014, a Confederação Brasileira de Futebol organizou a primeira edição da Copa Verde. Visando dar mais espaço para os times do norte do país, a entidade disponibilizou algumas das datas disponíveis no calendário do futebol brasileiro. 

Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é: o que é a copa verde? Só os times do norte jogam?

Então a partir de agora eu respondo essa e outras perguntas sobre sobre a Copa Verde.

A competição

Com a ideia inicial para o torneio era de espelhar o retorno da Copa do Nordeste. A competição começou no dia 11 de fevereiro de 2014, em uma goleada do Paysandu por 7 a 2 contra o Náutico Futebol Clube, de Roraima.

A competição conta com 24 times, sendo 16 times estreando na primeira fase e oito estreando na fase seguinte. Em um formato “mata-mata”, o torneio tem a primeira e a segunda fase com jogos únicos, assim como a Copa do Brasil, outra competição que inspirou a Copa Verde.

Como a copa verde se tornou sustentável?

Os três troféus direcionado ao vencedor da Copa Verde
Os três troféus direcionado para o vencedor da Copa Verde

 

O nome Copa Verde faz alusão a Floresta Amazônica que, em sua maior parte, se encontra na região norte do país. Com esse cenário, a competição busca conscientizar sobre o senso ecológico de sustentabilidade, dando mais relevância à maior floresta tropical do mundo.

Uma das ações sustentáveis que mais marca a competição é a possibilidade de trocar garrafas plásticas ou de alumínio por ingressos para as partidas.

Outra ação que ganha destaque na competição está atrelada ao troféu da copa. O troféu principal tem seu material igual ao de outros troféus, a diferença está no segundo troféu de madeira, estilizado para se tornar uma das marcas do torneio.

"É um orgulho ainda maior para a CBF realizar essa edição especial de dez anos da Copa Verde. A competição já virou tradição para os clubes envolvidos e é mais um estímulo para o desenvolvimento do futebol em todos os estados participantes", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Quem participa e o que o vencedor ganha?

O vencedor da última edição da copa, o Paysandu
O vencedor da última edição do torneio, o tradicional Paysandu

 

Os times participantes da competição estão presentes, em sua maioria, no norte do país. O centro-oeste é a segunda região a ser incorporada na competição, assim como o estado do Espírito Santo. Existe um motivo para isso e é bem simples. 

A Copa do Centro-Oeste, atualmente extinta, contava com os times dessa região do país e incluia o estado do Espírito Santo, a organização do torneio decidiu abranger essa extinta competição.

Os dois primeiros vencedores da Copa Verde ganharam vaga para a Copa Sulamericana, no entanto, a partir da terceira edição da copa o time vencedor ganhou apenas uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, junto com a entrada com os times que estavam na libertadores.

Atualmente, na 9° edição da competição, o ganhador do torneio é premiado com uma vaga para a terceira fase da Copa Do Brasil, passando pelas fases de partida única, além de uma premiação que pode chegar a 150 mil reais.

Os maiores vencedores da competição são: Paysandu com três títulos (vencedor em 2016, 2018 e 2022) e Cuiabá com dois títulos (vencendo em 2015 e 2019). Ainda tem outros quatro times com apenas um título, são eles: Brasília (em 2014), Luverdense (em 2017), Brasiliense (em 2020) e Remo (2021).

 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram