O torneio reúne os melhores clubes de vôlei feminino da América do Sul e conta com os clubes brasileiros Osasco Audax, Sesc- Rio, Minas Tênis Clube e São Paulo/ Barueri.

O torneio internacional de clubes de voleibol feminino é uma competição anual, organizada  pela confederação Sul-Americana de voleibol (CSV), é a disputa mais importante entre clubes da América do Sul e a equipe que vence, automaticamente está classificada para o campeonato mundial de clubes.

Antes vamos entender a importância da categoria feminina no esporte.

A representatividade do voleibol feminino

Quando surgiu o primeiro Campeonato Sul-Americano em 1951, patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball, houve um incentivo às mulheres brasileiras a participarem de treinamentos que levaram a formação da equipe que representou à seleção brasileira de voleibol feminino e que com o passar dos anos, o esporte foi ganhando popularidade e vale ressaltar, que o voleibol foi a primeira modalidade esportiva coletiva a permitir a participação de duas categorias: Feminina e masculina.

Com a chegada do voleibol no rol olímpico, foram implementados o que chamamos de profissionalismo esportivo: Treinadores físicos, técnicos, auxiliares, dentre outros. Em vista disso, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), passou a investir na formação de técnicos e atletas brasileiros, e o Brasil passou a sediar vários torneios e campeonatos trazendo equipes e seleções de vários continentes.  

Quando Bernardinho assumiu o comando, precisamente em 1994, o vôlei feminino decolou de vez no cenário internacional dos anos 90.

Campeonato de Vôlei feminino
                            Campeonato feminino de vôlei 1950 (imagem: Reprodução/ FIVB)

Sobre o formato do atual campeonato

Ao longo dos anos, vários clubes de vôlei feminino tiveram representatividade no torneio e no esporte, estando entre elas, as equipes brasileiras, argentinas e peruanas. Os clubes brasileiros que estão fortes na competição são: Osasco Audax, Rexona- Sesc Rio, Minas Tênis Clube e São Paulo/ Barueri.

Serão sete equipes em busca de um título para o Campeonato Sul-Americano de clubes, as equipes irão disputar em uma fase classificatória, os dois primeiros grupos irão avançar para as semifinais e a próxima etapa define a final e quem será o terceiro e quarto colocado.

Equipe mineira de Vôlei  classificada para  Sul-Americana em 2019
Equipe mineira de Vôlei classificada para Sul-Americana em 2019 (Imagem: Instituto UsiMinas)

Sobre a Competição e como acompanhar 

O atual técnico da seleção do DF e gestor, Sérgio Negrão, ressaltou que “é uma competição extremamente importante. Além da disputa de um título continental, também dá a possibilidade de classificação ao mundial, algo que seria bastante relevante a equipe”. 

O lugar escolhido para a atual competição foi Uberlândia- MG, o torneio é transmitido pelo canal no youtube da Confederação Sul-Americana de vôlei (CSV) e o terceiro e quarto lugar também serão transmitidos pelo Sportv 2.

É importante lembrar que o primeiro a conquistar o título em 1970, foi o clube brasileiro Pinheiros, em Lima, no Peru. Sobretudo, o clube atual campeão é o Praia Clube. 

Acontecem três rodadas da competição, onde os clubes se enfrentam, em seguida vai para a semifinal com a primeira disputa (1º do grupo A x 2º do grupo B) e a segunda disputa(1º do grupo B X 2º do grupo A) e por último a grande competição final. 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram