Mais de 110 anos de história sem patrocínio e repleta de troféus ganhos; saiba um pouco mais da história da camisa, por tanto tempo, imaculada do Barcelona.

Quem lembra daquele Barcelona da era Ronaldinho? O futebol e os títulos importantes fizeram daquela uma época marcante na história do clube, mas existe um detalhe ainda mais legal nessa história toda: a camiseta sem patrocínio.

Hoje a gente vai mergulhar nessa história e saber um pouco mais da tradição do time catalão.

Os 112 anos de história

Ronaldinho no histórico El Clásico de 2005/06
Ronaldinho no histórico El Clásico de 2005/06

Em 1899 nascia na Espanha, o clube de futebol Barcelona. Criado pelo suíço Joan Gamper, o time foi o primeiro da badalada cidade e após três anos de criação ganhou seu primeiro título importante, a Copa Macaya, que mais para frente teria o seu nome mudado para Copa da Catalunha.

Se livrando da falência em 1908, a primeira peça desse nosso quebra-cabeça se firmou em 1910 com a primeira versão do escudo do time catalão.

O escudo do clube ainda passou por outras duas alterações, uma durante a ditadura no país espanhol e outra nos tempos modernos do futebol.

Após a Guerra Civil Espanhola, o clube foi obrigado a adotar o seu nome inteiro em espanhol, mudando de Foot-Ball Club Barcelona para Club de Fútbol Barcelona. Em 1974, o clube adotou o nome em catalão, se tornando o nome que conhecemos hoje e que é a sigla que se tem em seu escudo até o momento: Futbol Club Barcelona.

Em 2002 o Barcelona aderiu ao escudo que está estampado em sua camisa até os dias atuais. A mudança foi uma proposta de modernizar o escudo que só havia mudado as siglas, desde a mudança de 1910, o primeiro escudo.

No entanto, foram 112 anos em que a camisa não teve um patrocinador master estampando a frente da camisola blaugrana, isso acabou nas últimas décadas.

As marcas na camisa

Título da Champions League 2008/09
Título da Champions League 2008/09

A única marca que esteve na camisa do Barcelona do começo ao fim foi de fornecedores de materiais. Desde a Kappa, na época de Maradona, até a Nike nos dias atuais, o time catalão continuou sem um patrocínio de marcas até a temporada 12/13.

O primeiro patrocinador foi a Qatar Airways e ela ficou até o ano de 2016, durando um total de três temporadas completas como patrocinador master do time.

Após isso a Rokutan ocupou o lugar por mais 3 anos, até ser substituído pela marca Spotify, marca que está levando os nomes dos artistas nas camisas oficiais do time em 2023.

No entanto, além dos patrocinadores, o Barcelona já estampou outras duas marcas em sua camiseta, porém, as marcas não eram patrocinadoras. A Unicef e a Qatar Foundation foram escolhidas para compor a camiseta do clube entre 2006 e 2011.

A atitude do clube foi de promover as fundações, ajudando na propagação das ideias e alcançar mais pessoas para a causa que elas carregavam.

 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram